quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aceitação

Tema complicado, não? Afinal, o que é ser aceito? 
a) Estar no centro da rodinha, cercado de supostos amigos que bajulam pelo que você (na melhor das hipóteses) tem ou pode oferecer? 
b)Ter amigos que te aceitam como você é, mas que falam mal dos outros pra você?
c)Nenhuma da Anteriores.

É confuso isso, porque no fundo, ninguém é completamente aceito. O ser humano acha que tem o direito de julgar o outro, sem se preocupar com seus sentimentos, ou pelos motivos que o levaram agir de determinada forma. 
Se torna injusto quando olhamos a situação do outro lado do binóculo não é?

A resposta certa, caro leitor é C. E eu vou te explicar por que. Aceitação envolve ação. Começa por aí. Ação de quem? Dos outros? Não. Mudar os outros é um trabalho pesado demais pra um só; exaustivo. A ação tem que vir de você. Você se aceita?

É aceitação quando uma negra usa produtos para clarear a pele? É aceitação quando a guria de cabelo cacheado usa produtos pra alisá-lo? É aceitação quando você se deixa de se olhar no espelho porque se acha feia? É aceitação quando não usa tal roupa porque é gordinha/sem quadril/sem cintura?
Não.
Não é aceitação.

A aceitação do outro, vai começar quando você se aceitar. Bem como é. E ter orgulho disso. 
E se o outro não te aceitar mesmo assim ... Dê de ombros. Sua auto-estima não vai mais depender da aceitação deles. 

E você vai ter força suficiente pra dar de ombros, bater cabelo, e sair desfilando. Porque você, meu bem, pode!